Uma das peças mais tradicionais da moda, O salto scarpin tornou-se popular no ocidente por ninguém mais ninguém menos que Christian Dior, que buscava no período pós guerra introduzir novas tendências na moda.
O New Look, como ficou conhecido, trazia o retorno à feminilidade em contraposição ao vestuário utilitário daquele momento.
Silhuetas marcadas, bustos livres, saias inspiradas na era vitoriana, precisavam de um sapato leve como os scarpins: femininos, delicados e imponentes.
O que é um sapato scarpin?
O nome do salto tem esse nome por se basear no diminutivo de scarpa, que é sapato em italiano. Suas variações existem entre o salto fino e o bloco. Com mais de 10 centímetros, o salto passa a ser chamado de Stiletto.
Este modelo de sapato somente é aberto na parte do peito dos pés, escondendo os dedos e o calcanhar, diferente dos modelos Chanel e Mule. É um dos maiores ícones de elegância no mundo da moda, e pode ser usado em qualquer época do ano.
Como usar o Scarpin?
Por passar uma imagem chique e elegante, é preferencial que o scarpin seja usado em ocasiões mais formais, mas isso não significa que ele deva ser excluído das composições casuais.
Misturado à uma peça casual cria um contraste fortíssimo e estiloso. Uma dica na hora escolher o salto scarpin para um evento casual é prestar atenção no tamanho do salto. Quanto menor o salto, mais informal ele será.
Qual o tipo de roupa que combina com Scarpin?
O salto combina com qualquer estilo, sendo necessária apenas uma atenção às cores e estampas dos calçados.
Os sapatos com as cores neutras, como preto e nude podem ser usados com tudo, desde que estejam coordenados com seus objetivos finais, sejam um dia de trabalho ou um casamento, por exemplo.
Os modelos super chamativos e estampados são incríveis com os conjuntos de roupas monocromáticos, onde apenas uma cor de roupa é usada.
O scarpin branco e amarelo trazem luz ao visual, e por essa razão quando usados com jeans claro ficam harmoniosos com o estilo. Ouse e combine seu scarpin com um blazer e calças jeans.
As saias e vestidos midi casam perfeitamente com os saltos scarpin, já que ambos são peças de vestuário que valorizam a feminilidade.
As calças pantacourt e pantalona são outro tiro certeiro na hora de usar o Scarpin e ficar poderosa no look. Algo importante de lembrar é que a altura da calça pantalona deve acompanhar perfeitamente a altura do salto, não mostrando mais do que seu bico.
Pode usar o Scarpin com jeans?
O salto é delicado e feminino. Com uma calça ou jaqueta jeans criará um visual romântico. Ótimos para os eventos casuais onde a pessoa quer estar bem vestida e estilosa. Um pequeno alerta é uma calça que permita que o salto apareça bem, ou seja, que não cubra o sapato.
Como comprar o scarpin certo?
Para a primeira compra, o modelo certeiro é o preto com poucos detalhes, pois facilitará na hora de compor seus looks.
Os modelos nudes, além de serem fáceis de combinar, também produzem o efeito alongador, o que ajuda as baixinhas a parecerem mais altas.
Após se acostumar a criar seus visuais com o scarpin e buscar looks mais ousados, abuse de modelos coloridos e estampados para serem o foco da composição.
Você tem alguma outra dica ou sugestão? Aproveite e conte pra gente na caixa de comentários! Vamos adorar saber como você escolhe e se sempre dá certo!
Veja alguns modelos de scarpin pra você se inspirar:
Foto: Reprodução Pinterest